H1N1: Como se Prevenir e Proteger a sua Família!

Apesar do inverno ainda não ter chegado, a H1N1 dá uma antecipada e já começaram a aparecer alguns casos! resolveu dar as caras antes! Em Goiás, já estão confirmados 32 casos de H1N1. A Secretaria do Estado de Saúde de Goiás, revelou que o número de casos está 10 vezes maior do que no mesmo período registrado no ano passado, já com 2 mortes confirmadas. Com saúde não se brinca não é mesmo? Então hoje a Mar&Mel veio te contar como se proteger da H1N1!

Diferença entre H1N1 e gripe normal

Para quem está um pouco perdida, a H1N1 também já foi chamada de gripe suína e Influenza A. A sua transmissão se dá da mesma forma que a gripe comum, através de secreções respiratórias, contato com saliva, etc. Se você ficar a um metro de distância de uma pessoa contaminada, também pode se contaminar.

Apesar do nome que ela é conhecida “Gripe suína”, não é possível ser contaminado através do consumo de carne de porco ou outros derivados, já que o vírus não resiste a temperaturas acima de 70ºC.

Para te ajudar a diferenciar a gripe comum da H1N1, segue um quadro

 

Sintomas mais comuns da H1N1:

-Tosse

-Coriza

-Cansaço

-Falta de apetite

-Febre

-Dor muscular

-Dor de cabeça

-Dor de Garganta

-Irritação nos olhos

 

Quais são os grupos de risco?

 

 

-Idosos

-Crianças – principalmente abaixo de 2 anos

-Pessoas com problemas respiratórios (bronquite, por exemplo),

-Pacientes em tratamento de câncer

-Doentes crônicos (dentre as doenças crônicas podemos citar: problemas cardíacos, hipertensão, insuficiência renal, etc).

Como se prevenir da H1N1?

-Evite contato com pessoas gripadas

-Evite locais fechados e aglomerados(lembre-se que a doença pode ser transmitida com até um metro de distância)

-Lave as mãos frequentemente

-Utilize o álcool em gel (clicando aqui você pode adquirir o Alcool em Gel da Mar&Mel).
Você sabe a maneira correta de usar o álcool em gel? Após colocar uma pequena quantidade nas mãos é necessário que você as esfregue até que o álcool tenha evaporado totalmente, ou seja, não adianta apenas colocar o produto nas mãos e esperar secar, mas sim esfregar as mãos até que isso aconteça.

-Aproveite o álcool em gel e também o utilize no celular! Os aparelhos celulares e telefones tem uma grande participação na transmissão do vírus!

-Não compartilhe copos, talheres ou pratos

-2 vezes por dia limpar as narinas com soro fisiológico. Se a criança já souber assoar no nariz, isso deve ser feito logo após a lavagem, do contrário pode apenas fazer a limpeza das bordas do nariz com um cotonete embebido em soro fisiológico.

 

Se prevenindo da H1N1 com o bochecho

 

 

Essa técnica bem simples tem sido bem divulgada por aí! Basta 2 vezes por dia fazer um bochecho e gargarejo com água morna e sal. Essa mistura faz com que os vírus que podem estar na boca ou na garganta sejam retirados.

Caso a criança seja muito pequena e não saiba bochechar ou gargarejar, você pode incentivar o consumo de bebidas quentes, uma vez que ao beber os vírus que estão na garganta acabam indo para o estômago, onde não resistem devido ao pH ácido.

 

Tratamento da H1N1

Existe um medicamento específico para tratar essa gripe, porém ele só pode ser ministrado se a doença for descoberta em até 48horas! Do contrário ele não faz mais efeito.

Esse medicamento só é vendido com prescrição médica, portanto é muito importante que ao surgir qualquer sintoma você leve seu filho ao médico, evitando possíveis complicações!

Porém se as primeiras 48 horas já tiverem passado, você pode tratar como gripe normal, com repouso, ingestão de muito líquido para evitar desidratação e antitérmicos para abaixar a febre! Mas mesmo assim ainda é importante visitar o seu médico!

As vacinas da H1N1

Existem 2 tipos de vacina: a trivalente e a tetravalente. A trivalente já está disponível e a tetravalente (ou quadrivalente) ainda está sendo distribuída.

A diferença entre as duas é que a tetravalente protege contra duas cepas da influenza B, H3N2 e H1n1. Enquanto que a Trivalente protege contra H1N1, H3N2 e uma cepa da Influenza B.

De uns tempos para cá as vacinas estão em falta nas clínicas, então, caso você não consiga comprar a vacina para o seu filho, saiba alguns cuidados que você pode tomar na sua casa e que podem fazer toda a diferença.

Lembrando que esses cuidados não substituem a vacinação nem os cuidados médicos.

 

O que posso fazer – em casa- para prevenir a gripe?

-Use o álcool em gel da Mar&Mel Cosméticos. Lembre-se da forma correta de utilizá-lo, que é friccionando as mãos até completa absorção.

-Limpe os aparelhos celulares e de telefone também com o álcool em gel.

-Consuma alimentos com vitamina C como laranja, limão e acerola, porém lembre-se que a vitamina C é degradada na presença de luz, por isso é importante que você tome o suco imediatamente após o preparo ou que o conserve dentro de algum recipiente que não deixe passar luz.

-Alimente-se e descanse bem! Assim seu organismo pode combater melhor qualquer invasão de vírus que possa ocorrer!

-Evite locais fechados e com multidões! A H1N1 é transmitida com até um metro de distância e como o período de incubação pode levar até 5 dias, muitas pessoas podem já estar contaminadas e nem saberem!

 

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo! Se você ficou com alguma dúvida ou quer comprar o álcool em gel, entre em contato via email: contato@maremelcosmeticos.com.br ou via whats app. Você também pode comentar com a sua dúvida que eu responderei com o maior prazer.

3 thoughts on “H1N1: Como se Prevenir e Proteger a sua Família!

  1. Pingback: Zika, Dengue, Chikungunya - Proteja sua Família! | Mar&Mel Cosméticos - Feito com Dedicação

  2. Laila Santos says:

    Bem direta e especifica a explicações. Gostei dos tópicos separados.
    Eu agradeço como Mãe e como pessoa. Deus a abençoe por compartilhar o seus conhecimentos.
    Falo de Goiânia/GO e as coisas aqui está bem preocupantes. Graças a Deus há meios de prevenção que é acessível a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: