Sabonete Artesanal x Sabonete Industrial

Qual a diferença entre Sabonete Artesanal e Sabonete Industrial?

Essa dúvida é muito comum. Então vamos entender essas diferenças?

 Sabonete Artesanal

Vamos começar entendendo como funciona o processo de fabricação do sabão. O sabão passa por um processo chamado saponificação. Para ficar mais fácil de entender, a reação que ocorre na saponificação é uma aula de química! Sim, criamos condições adequadas para que as reações químicas dos ácidos graxos que estão presentes nos óleos vegetais e a base, que seria a soda cáustica produza a formação do sabão, que é um sal. Assim fica fácil de entender que o sabão é a combinação de gorduras com uma base alcalina.

gorduras + soda cáustica = sabão

 

Daí você pergunta….. soda cáustica? Sim! Vou explicar.

Todo sabão é feito dessa forma. O que faz a diferença aqui é a qualificação e responsabilidade de quem produz, sem esquecer das medidas de segurança adequadas, pois quando o sabão é feito com uma fórmula equilibrada, a soda cáustica desaparece, ou seja, ela é neutralizada, consumida totalmente. O resultado de todo esse processo é a glicerina. Algumas pessoas acham que a soda cáustica é um problema, mas se o sabão foi bem feito em seu preparo não há com que se preocupar.

 Sabonete Industrial

Quando um sabão é feito em escala industrial é retirado dele parte da glicerina. Isso faz com que sabão seja menos umectante. Essa parte de glicerina que é retirada do sabão no processo industrial, poderá ser usada na indústria farmacêutica, alimentar ou cosmética. Alguns fabricantes colocam uma substância chamada propilenoglicol que é um umectante derivado do petróleo e está relacionado à alergias na pele.

 

Espero que as dicas te ajudem a entender as diferenças entre os sabonetes. E, se você ficou com alguma dúvida, é só comentar ou entrar em contato via e-mail: contato@maremelcosmeticos.com.brou via whats app: (19)99891-2578.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: